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Você valoriza seu fornecedor?

22.08.2018

 As empresas costumam focar todos os seus esforços de atendimento nos clientes e muitas vezes se esquecem de que o fornecedor é também muito importante para o bom funcionamento da empresa. Seja fornecedor de produtos ou de serviços, eles são parte importante de todo o processo da sua empresa e impactam diretamente no resultado final. Valorizar seus fornecedores, especialmente em momentos de crise, construindo uma relação de respeito e comprometimento efetivo é importante para que se tenha uma relação saudável e sempre pronta para solucionar desafios e agir em conjunto:

 

- Trate seu fornecedor como um parceiro, seja sempre transparente e sincero.

- Mantenha seus compromissos com ele em dia é importante, mas se houver algum imprevisto contate-o, deixe claro o que acontece e como pretendem solucionar o problema.

- Valorize os seus fornecedores de forma a conseguir sempre um aliado nos períodos e momentos de crise. Deixe sempre claro o papel que o fornecedor tem para você, a importância que o produto ou serviço dele possui no seu dia-a-dia. Jamais menospreze um serviço que você utiliza, até porque, se você faz uso dele é sinal que ele é necessário não é mesmo?

- Reciprocidade: Não adianta você exigir do fornecedor respostas mais eficientes, prazos maiores e entregas sem custos se você não for recíproco na relação que tem com ele, uma relação de confiança gera um relacionamento com mais benefícios, enquanto uma relação difícil vai tornar a negociação e o trabalho mais difíceis ainda.

- Mantenha canais de comunicação entre o fornecedor e a sua empresa, não só entre a sua área de compras e a de vendas deles, mas também entre as diretorias, os financeiros e todos os setores pertinentes. Isso gera maior confiança e um relacionamento mais eficiente e satisfatório para todos.

 

Lembre-se que de que um fornecedor é um parceiro da sua empresa e parceiros trabalham não para, mas, sim, com a sua empresa, em função do grau de seu comprometimento assumido. É ele que é responsável por fornecer a você os insumos necessários para o seu trabalho, as informações das quais você precisa. Perceba, também, a diferença que há entre “trabalhar para” e “trabalhar com”. Construir e manter ativos relacionamentos com seus parceiros é uma tarefa importantíssima, tanto ou mais quanto tratar seus clientes como "reis".

 

Uma boa gestão de fornecedores não vai trazer apenas uma relação de custos mais vantajosa, mas também uma entrega de produto/serviço de maior qualidade e rapidez, te permite uma maior certeza na entrega aos seus clientes, uma redução de falhas nos processos e até mesmo uma vantagem competitiva de mercado.

 

Uma das formas de controlar essa gestão de fornecedores é utilizando um sistema de gestão empresarial. Com o módulo de Estoque e de Compras dos ERPs da Enterprising você consegue não só visualizar todo o histórico de negociações e trocas com os fornecedores, mas verificar o quão estratégicos podem ser os relacionamentos com eles e onde são os pontos de melhoria que sua empresa precisa, seja em entrega, preços ou prazos e como os fornecedores podem te ajudar a alcançar estes objetivos.

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