March 8, 2020

January 22, 2020

Please reload

Postagens Recentes

A importância do Controle Financeiro

06.12.2017

 

O melhor momento para começar a rever o seu controle financeiro é quando o seu negócio caminha bem. Mas se a situação não está tão boa não precisa se desesperar, o momento ideal já passou mas ainda dá tempo de melhorar o seu controle financeiro e rever e mudar o que pode ser mudado para o melhor funcionamento da sua empresa.

 

Em primei lugar é necessário ter informações precisas e corretas da situação da sua empresa. Vários problemas surgem quando os gestores não conseguem avaliar quais os números reais. Seu controle financeiro para ter um diagnostico correto precisa ter no mínimo estas informações:

 

-  fluxo de caixa;
- Margem de contribuição;
- receita total;
- custos;
- despesas variáveis;
- despesas fixas;

 

Estes valores além de apurados devem ser constantemente verificados para evitar brechar e incoerências. E isso não cabe só ao gestor, ele deve envolver os funcionários nesse processo já que estas informações também são sujeitas aos procedimentos da equipe.

É importante ressaltar que um processo de automação adequado, como um sistema de gestão ERP eficiente pode facilitar e muito a precisão do controle financeiro.

 

Informações Desatualizadas

No dia-a-dia da gestão acontece até com certa frequência o uso de informações desatualizadas para o controle financeiro. Apesar de poder ate ser precisas as informações desatualizadas atrapalham o planejamento e a visão da posição da empresa como um todo.

 Todas as movimentações devem ser registradas e levadas em conta, uma vez que além de servir de termômetro da saúde financeira da sua empresa ela também pode te dar uma visão mais estratégica da situação do mercado.


Preços incorretos

As informações atualizadas fornecem uma imagem clara da saúde da sua empresa mas não garante o seu controle financeiro. Se a imagem não é tão boa quanto você imaginou pode ser que a sua politica de preços esteja desatualizada, fazendo com que seu produto ou serviço não seja competitivo no mercado.

 

Um preço competitivo não significa um preço mais baixo do que o do concorrente. Um preço competitivo é aquele que não está adequado apenas aos custos do seu produto e à sua margem de lucro, mas adequado ao seu processo de produção, seu custo-benefício e aos seus concorrentes.

 

Regime tributário

O planejamento tributário é sempre um ponto a se prestar na sua gestão como um todo e no controle financeiro. Mantenha-se sempre atualizado e reveja seu regime tributário. Seu regime atual pode ter sido adequado logo no início da operação da sua empesa, e hoje em dia gerar desvantagem e até prejuízo.


Estratégia

O controle financeiro não serve apenas para evitar prejuízos. Ele também serve como ferramenta estratégica pois tem potencial para aumentar a competitividade da sua empresa. Fique atento sempre a:
 

- Metas;
- Simulações;
- Previsões de gastos;
- Previsões de vendas;
- Planejamento de inadimplência

 

Use todas as ferramentas possíveis para estar sempre a frente e nunca mais ser pego de surpresa. E uma das melhores ferramentas para isso é um ERP Enterprising. Que te permite ter o controle financeiro e a visão estratégica para que sua empresa cresça cada vez mais.

Share on Facebook
Please reload

Redes Sociais
Please reload

Tags
Please reload

Arquivo
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2017 por Enterprising Consultoria