5 motivos para ter um ERP na sua indústria


Rastreabilidade

Com um software de gestão sua empresa pode administrar o histórico de determinado produto, podendo ser uma matéria-prima, semi finalizada ou finalizada. Ou seja, é de extrema importância que se tenha controle e identifique a localidade dos produtos utilizados na fabricação, para que, caso ocorra algum problema com determinado lote de produção, seja possível realizar o ‘recall’ de todo o lote contaminado, além de estudar as causas que levaram a essa falha.

Controle de produção

Exatamente pelo processo destacado acima, podemos destacar a necessidade do controle de produção. Além da administração em relação ao dinheiro, é importante saber quem realizou cada etapa, por quanto tempo e em qual máquina. Com um ERP o seu gestor terá uma visão ampla de todos os processos para detectar erros, acompanhar o trabalho dos funcionários e otimizar o tempo, além de conseguir identificar aonde ocorrem as falhas caso necessário.

Avaliação de indicadores

Um sistema de gestão é capaz de entregar os melhores resultados com informações mais precisas, porém é essencial uma análise de indicadores coletados na produção para a manutenção de boas práticas.

Para desenvolver esse processo com qualidade, depende também das informações registradas nos documentos. Nesse momento, o sistema ERP auxilia na busca de tais informações e permite a transferência dos mesmos para um ambiente em que eles possam ser analisados.

A análise de indicadores permite entender:

  • Falhas durante a produção

  • Causas de reprovação de lote

  • Índices de desperdício durante a produção

  • Recursos que geram esse desperdício

Utilização excessiva de papéis

Não apenas no ramo indústrial mas em qualquer outro ramo de mercado, é necessário pensar em sustentabilidade. Atualmente, o Brasil pede por empresas amigas do meio ambiente e reduzir os gastos de papeis contribui para isso. Um sistema ERP evita o consumo de finanças, folhas e erros humanos.

Gestão do negócio

Quando uma empresa está em processo de implantação de um software de gestão, tem a oportunidade de identificar as melhorias e otimizar os processos, gerando assim, o aumento da produtividade e a diminuição de falhas desde a compra de matéria-prima até a entrega do produto acabado.

Um sistema de gestão auxilia também no gerenciamento do estoque de toda a cadeia. Avalie quais são suas principais restrições e qual produto merece maior atenção por meio de análises de rentabilidade dos produtos por volume, receita, custo, vendedor, região, grupo e por cliente. Tudo é fornecido automaticamente com a integração das áreas por um sistema ERP.

Administrar com inteligência se traduz em aumento da lucratividade pela diminuição dos custos diretos e indiretos de fabricação e aumento da produtividade, antecipando, assim, o retorno sobre o investimento.


Postagens Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Redes Sociais
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2017 por Enterprising Consultoria

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon