March 8, 2020

January 22, 2020

Please reload

Postagens Recentes

Qual a Importância da Apuração de Custos?

20.09.2017

 

Realizar a apuração de custos é de total importância para as empresas serem mais competitivas no mercado. Há várias formas das empresas sobreviverem em meio à crises, ter um diferencial competitivo e se destacar perante os concorrentes é uma das melhores soluções. Para isso, é natural a adequação da apuração de custos, seja ela desenvolvida em um papel ou até mesmo utilizando de tecnologias como um software de gestão. Mas por qual motivo investir em tecnologia? Qual o retorno sua empresa terá? 

Conceito básico de Apuração de custos 

 

Segundo o site do Tesouro Nacional “o conceito de custo contempla duas dimensões: a física e a monetária. (…) A dimensão física dos custos refere-se a sua quantificação em termos de peso, volume, área etc. (…) e pode ser expressa pelos produtos, programas e ações orçamentárias.” 

Considerando a definição do Tesouro Nacional, a apuração correta é de suma importância para auxiliar na formação do preço de venda dos produtos e serviços, atender a legislação fiscal, calcular o lucro real, fornecer informações gerenciais que auxilie o processo de tomada de decisões, entre outros. 

Assim, necessitamos classificá-la em custos diretos e indiretos, que apresentam diferentes características: 

  • Diretos: São gastos reconhecidos como produto ou serviço, já que os mesmos não podem ser desenvolvidos sem, como por exemplo matérias-primas, mão de obra, maquinários, entre outros. 

  • Indiretos: São os demais gastos da empresa que não têm relação direta com o produto ou o serviço produzido como, por exemplo, salários indiretos, energia elétrica, água, telefone, aluguel, etc. 

Há também os custos fixos e variáveis, que não se alteram e podem variar dependendo do mês. Assim, é com base na análise de todos esses números que as empresas definirão os demais preços a serem cobrados em seus produtos e serviços, de forma que o produto ainda se mantenha rentável. 

Apuração de custos feita por sistemas de gestão 

 

A apuração dos custos é essencial não só para indústrias, mas também em comércios e serviços, sendo necessária uma gestão capacitada que controle todas as operações. Em épocas de crise, quanto melhor a análise das apurações de custos e redução de gastos, maiores as chances de manter a competitividade. 

Um software de gestão ERP é recomendado para tornar os processos mais práticos, eficazes e permitirem que as empresas tenham maior retorno em relação a análise da apuração de custos, uma vez que é possível calcular de forma automatizada e ágil. 

 

As informações fornecidas ao sistema ERP são registradas, atualizadas e integradas automaticamente entre todos os processos da empresa, o que gera maior precisão, permitindo a alteração do preço de venda em função do custo da compra atual. Sem contar que o cálculo manual da apuração de custos é trabalhosa e dificil de controlar manualmente. Com um ERP os dados são apurados com precisão e assertividade gerando confiança nas informações e facilitando a tomada de decisões. 

 

A Enterprising oferece sistemas de gestão ERP que são aprovados pelos clientes por se adequarem às necessidades específicas de cada caso, tornando a apuração de custos automática, com agilidade e precisão.

Share on Facebook
Please reload

Redes Sociais
Please reload

Tags
Please reload

Arquivo
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2017 por Enterprising Consultoria