March 8, 2020

January 22, 2020

Please reload

Postagens Recentes

Como Motivar a Equipe de Vendas com um ERP

13.09.2017

 

No Brasil há muitos empresários preocupados com o crescimento acelerado que suas companhias estão passando. Para atender a demanda dos clientes, a decisão muitas vezes é aumentar o time, promover novas lideranças e criar novos cargos. Porém de nada adianta aumentar a equipe se os processos não estão devidamente alinhados e os vendedores motivados com o trabalho. Pesquisas mostram que a produtividade do trabalhador brasileiro é muito baixa, dizem que produzimos ¼ (um quarto) do que um trabalhador americano. Saber disso é preocupante , mas como podemos aprimorar nosso trabalho e nossa equipe? 

 

- Mapeie os Processos

A desordem nas empresas que estão em processo de crescimento e sem a estrutura adequada compromete o negócio. Portanto, se estruturar se organizar são fatores de suma importância. 

Analise e separe todos os processos que a sua empresa executa, separe por departamento, responsável e por frequência. Isso te permitirá uma visão mais acurada dos seus processos e possíveis obstáculos. 

 

- Automatize os Processos Repetitivos

Para começar, escolha tarefas repetitivas do seu dia-a-dia: financeiro, administração, vendas, compras, estoque. Um exemplo: comece a definir um processo para emissão de notas fiscais eletrônicas e faça com que a equipe tenha a percepção real de que a automatização facilitará a vida dele. 

Mas como automatizar os processos? Com a ajuda de um sistema de gestão onde o retrabalho é aniquilado. Maximizando a produção com menor consumo de energia, tempo, custos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.  

Tire proveito dos sistemas de gestão nas áreas estratégicas do negócio, principalmente o financeiro, na qual ainda há muitas PMES que recorrem a planilhas ou cadernos de anotações para fluxo de caixa e estoque. 

 

- Gerencie

Com as ferramentas certas, as gerências ganham assertividade. Logo, conseguem calcular a produtividade das vendas e identificar futuros problemas, antes que eles ocorram. Exemplo: um cliente quer saber os valores e prazo de entrega ou execução de um serviço, você conseguirá dar previsibilidade e passar um orçamento baseado em dados reais. Além disso, a gerência tem papel importante no ânimo da equipe, o que está diretamente relacionado a produtividade. É um clichê, mas é isso mesmo, como dizem “a equipe é reflexo dos seu líder” e um gerente bem informado gera uma equipe bem evoluida. 

 

- Reconheça e Incentive

Com muito planejamento premie a equipe pelo atingimento de metas e por manter as boas métricas. O importante é que o reconhecimento esteja diretamente ligado diretamente aos objetivos de venda. 

Com o uso de um sistema de gestão é possível obter a informação de qual vendedor vendeu o que para qual cliente, sua efetividade nas vendas vs os orçamentos gerados, seus resultados de comissão e assim motivar e verificar onde precisa ser trabalhado e qual vendedor precisa ser motivado. 

Comunique-se Reunia a equipe e comunique o andamento do negócio. Essa é uma forma de envolver os colaboradores e fazer com que eles façam parte do todo.  Nesta reunião interna comunique as estratégias, metas, indicadores e planos de ação para o engajamento das pessoas na causa comum. Compartilhe relatórios de andamento de vendas e oportunidades. Busque fazer isso com uma comunicação clara, simples e objetiva. 

 

Tudo isso é possivel com a ajuda de um ERP integrado que lhe permita ter as informações necessárias em tempo real e com total confiança nos dados. Abuse do ERP Enterprising e consiga motivar e aprimorar mais e mais as suas vendas.
 

 

Share on Facebook
Please reload

Redes Sociais
Please reload

Tags
Please reload

Arquivo
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2017 por Enterprising Consultoria