Formação de Preços



A formação de preços é comumente tratada de forma superficial por muitos gestores. Esse processo envolve muito mais do que simplesmente acrescentar uma margem de lucro ao preço de custo. A formação de preços é realizada a partir da lei de oferta e procura, levando em consideração a grande concorrência de mercado. De acordo com o Sebrae, “o preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, as despesas variáveis (como impostos e comissões), as despesas fixas proporcionais (como aluguel, água, luz, telefone, salários e pró-labore), além de permitir a obtenção de um lucro líquido adequado”. Erros no processo da formação dos preços podem resultar em consequências negativas em curto, médio e longo prazo para a empresa. Assim, para que o valor calculado proporcione resultados satisfatórios, há alguns pontos essenciais que devem ser observados:


- Distribuição dos custos comuns

O primeiro a se fazer é escolher o critério de rateio aplicável às características do seu negócio, levando em conta os seus produtos ou serviços, sem perder de vista que o objetivo dessa divisão é que todos os custos comuns sejam cobertos.


- Cálculo do custo unitário

O valor total dos custos deve ser calculado e, em seguida, este deve ser dividido pelo volume de produção ou prestação de serviço para se chegar ao custo unitário.


- Tributação

Impostos que compõe os custos da empresa como Imposto de Renda e da Contribuição Social devem ser inclusos no cálculo de formação de preços.


- Tratamento dos custos variáveis não padronizados

A partir do histórico de dados, é necessário verificar as tendências futuras para poder projetar o percentual médio de custos variáveis que devem ser levados em consideração na formação de preços.


- Distorção do objetivo da formação de preços

A empresa não pode ser apenas uma repassadora de custos. A análise de preços é essencial para mostrar os pontos fortes e as possíveis dificuldades do seu negócio, avaliando a competitividade que você exerce no mercado com um determinado produto ou serviço.


A formação de preços é abrangente e complexa, portanto desafiadora. Um erro de cálculo ou de decisão podem trazer prejuízos enormes para o seu negócio. Por isso, uma maneira eficiente para evitar riscos como estes é utilizando um sistema de gestão, que lhe disponibiliza todas as informações necessárias e corretas que você precisa para facilitar a análise e o calculo do seus preços. Com os ERP da Enterprising sua empresa consegue ajudar os seus gestores no controle de todos os processos e, dessa forma, a tomar as melhores decisões para alavancar a produtividade e a competitividade no mercado.


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