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Como os processos de compras podem influênciar nas vendas

03.08.2017

 

 O processo de compras é de suma importância para os resultados financeiros das empresas. É no processo de compras que se negocia a relação com os fornecedores, preços, prazos, pagamentos, produtos, mas o processo não para por ai. Além do processo de compra precisar ser efetivamente controlado o recebimento das mercadorias deve ser meticulosamente conferido, para que a empresa tenha certeza de não estar pagando mais do que o acordado com o seu fornecedor.

 

Esse problema costuma acontecer por não se efetuar o devido registro dos pedidos de compra, promoções, quantidades, descontos e prazos e compara-los ao produto recebido. Isso faz com que toda a negociação possa ser perdida ao longo do tempo, levando a perda de melhores condições acordadas no passado.

 

Em alguns casos até mesmo a quantidade dos produtos não é registrada, o que leva a um descontrole do estoque e perdas financeiras, assim como vendas errôneas de produtos inexistentes em estoque, falta de insumos para a produção levando a uma perda de faturamento, além de não deixar outra escolha ao consumidor, a não ser procurar a concorrência.

 

Apesar de parecer que não, o processo de compras pode sim ser o responsável pelo aumento do faturamento da empresa, sem que isso signifique intensificar ou aumentar os esforços do time de vendas. Mas como isso é possível?

 

Através de um software de gestão ERP que permita visualizar os processos da empresa como um todo, o time de compras pode usar as informações dos pedidos de venda perdidos por não se ter a mercadoria em estoque, do giro das mercadorias, do prazo de entrega dos fornecedores para otimizar o estoque, descobrir quais os produtos mais procurados pelos consumidores, e chegar no estoque mínimo ideal. Assim a empresa sempre tem produtos disponíveis para manter o fluxo contínuo de vendas-compras, deixando de perder faturamento por falta de produtos em estoque ou perda de dinheiro pelo excesso de produto encalhado.  

 

 Com estas informações integradas a empresa consegue negociar melhores preços e prazos, com base no seu volume de compra sem o risco de sofrer prejuízo e mantendo um histórico das negociações com seus fornecedores, de forma que não se perca as informações cruciais de negociação, além de conseguir alavancar suas vendas por fidelizar os consumidores por sempre ter os produtos certos à disposição.

 

Por isso podemos afirmar que quem compra bem, vende bem, evita prejuízos, fideliza os clientes, e se destaca no seu mercado. 

 

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