Qual o primeiro passo para a Gestão de PME?

A parte mais principal que devemos ter em mente é que nenhuma empresa é capaz de sobreviver sem clientes. Empresas de todos os segmento, do tamanho ou regiões, só sobrevive se possuir clientes ! Então, não podemos ignora-los e não os considerar na fundamentação do gerenciamento da nossa empresa.
Compreender quais soluções a sua empresa oferece ao seu consumidor e, principalmente, quem é o consumidor é fundamental para conhecer de verdade a forma como o seu negócio funciona. Os seus clientes podem dizer muito sobre a sua empresa e o seu momento financeiro e sua evolução e estratégia.
Informações como o forma, quantidade e a periodicidade de compras jamais devem ser consideradas insignificantes, afinal, são essenciais para o seu fluxo de caixa, planejamento, controle de estoque, controle de produção, etc.
Os dados e as estatísticas sobre os consumidores e seus volumes e formas de compra tem papel indispensável na definição de estratégias para a gestão de PME (Pequenas e Médias Empresas), como mudar o mix de produtos ou serviços vendidos, aumentar ou diminuir a verba de marketing em determinadas regiões, alterar a forma de venda de determinada localidade, etc.
Para isso, você deve analisar o seu faturamento, os produtos comprados, custos gerados, histórico de vendas e dos consumidores e o comportamento financeiro de seus clientes, entre outras informações.
O ERP Enterprising pode te ajudar a gerenciar seus clientes mais detalhadamente. O Sistema Atena da Enterprising, possui módulos integrados e permite que você acesse suas informações administrativas de maneira mais prática e rápida através de relatórios gerenciais que te fornecem as informações necessárias sobre todo o seu faturamento, perfil e histórico de clientes!
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